quarta-feira, 14 de março de 2012

Criando uma composição no estilo dos anúncios esportivos


 O setor publicitário define o que está na moda e as propagandas relacionadas a esportes são um dos tipos mais impactantes e divertidos.
 Essencialmente, vamos ver como compor imagens de catálogo e manipulá-las de modo a criar uma composição atraente.
 Veremos como aplicar máscaras e as ferramentas de seleção usadas para corrigir camadas e efeitos. Os modos de mesclagem e suas configurações opcionais são usados para retificar as exposições e integrar elementos da imagem. Veremos também como aplicar exposições manuais e dar nitidez às figuras para alcançar aquele nível profissional.
 Os filtros do Photoshop são explorados e veremos como podem ser usados em combinação com outras ferramentas para criar efeitos climáticos convincentes.

Selecione o fundo

Abra “iStock_000003395230Large.jpg” e selecione Image > Image Size. Desmarque Resample Image e use a resolução de 300ppi. Clique duas vezes no ícone da camada de fundo na paleta Layers para destravá-la e chame-a de “B-Ball Player”. Depois vamos selecionar os tijolos. Use o método que preferir ou siga o nosso: selecione a Magic Wand, ajuste Tolerance para 20 e clique nos tijolos.



Ferramentas de seleção

Esse método serve para selecionar a maior parte do fundo, mas ainda haverá pedaços a adicionar ou remover da seleção. O meio mais rápido de consertar isso é escolher o Polygonal Lasso, segurando [Alt] para remover e [Shift] para adicionar, desenhando em torno das áreas que precisam ser mais bem definidas. Lembre-se de selecionar apenas a parede de tijolos.



Linha do horizonte

Pressione [Ctrl/Cmd] + [Shift] + [I], invertendo a seleção. Escolha Select > Modify > Feather e aplique um Feather Radius de 0,5px. Clique em OK e aplique uma máscara com o botão na parte de baixo da paleta Layers. Abra “1120297_13767646.jpg” de nosso site e cole na imagem principal. Chame a camada de “Sky”. Selecione Edit >
Transform > Scale para redimensionar e mova a camada para baixo de “B-Ball Player”.



Bordas suavizadas

Neste momento, a imagem deve estar começando a tomar forma. A seguir, ative a camada do modelo, segure [Ctrl/Cmd] e clique na miniatura da máscara de camada para selecionar a área da máscara. Pressione [Ctrl/Cmd] + [Shift] + [I] para inverter e escolha Select > Modify > Feather; aplique um Feather Radius de 0,5px. Depois, pressione a barra de espaço três vezes e aperte [Ctrl/Cmd] + [D] para desfazer a seleção.



Crie a neblina

Selecione a Rectangle Marquee [M], com Feather 10%, e arraste horizontalmente para fazer uma seleção em torno do centro da imagem. Com a camada “Sky” ativa, pressione [Ctrl/Cmd] + [C] e depois [Ctrl/Cmd] + [V], criando uma nova camada.
Chame-a de “Fog”. Coloque-a acima de “B-Ball Player” e selecione Blending Options no menu Layer Style (Fx) na parte de baixo da paleta Layers.



Opções de mesclagem

Ajuste o Modo de Mesclagem para Lighten e em Blend If use Gray. Segure [Alt] e arraste o cursor preto de This Layer para o valor de 0/105.
Selecione Gradient Overlay na mesma paleta Layer Style e aplique um modo de mesclagem Color Burn com ângulo de 90° e opacidade de 20%. Clique em OK e reposicione a camada “Fog” para o local em que o céu e o pátio estão.



Filtro High Pass

Adicione uma máscara à camada Fog e limpe as bordas com um pincel preto suave a 30% de opacidade. Remova detalhes que estejam cobrindo o modelo. Duplique a camada Fog, chame de “Fog copy” e edite-a com a máscara para fazer camadas de neblina. Duplique a camada “B-Ball Player”, chame-a de High Pass e aplique o modo Overlay. Selecione Filter > Other > High Pass e aplique um Radius de 2px.



Matiz/Saturação

A imagem do modelo já estará perceptivelmente mais nítida. Diminua a opacidade da camada High Pass para 70% e duplique-a. Selecione Hue/Saturation nas opções Create new fill or Adjustment Layer da paleta Layer e diminua a saturação para -60%. Coloque esta camada sob a camada Fog e acima de “B-Ball Player” e High Pass. Segure [Ctrl/Cmd] e clique na miniatura da máscara de “B-Ball Player”.



Mapa de degradé

Pressione [Ctrl/Cmd] + [Shift] + [I] e, com um pincel preto a 100% de opacidade, aplique sua máscara de Hue/Saturation. Pressione [Ctrl/ Cmd] + [D] para desativar a seleção. Adicione uma camada de ajuste Gradient Map preta e branca e marque Dither. Ponha essa camada acima da camada Hue/Saturation e aplique um modo de mesclagem Soft Light. Selecione Blending Options no menu Layer Style (Fx).



Duplique o  canal

Segure [Alt] e arraste o cursor preto de This Layer para o valor de 0/110, depois, o cursor preto de Underlying Layer para 0/90. Ative a paleta Channels e esconda todos os canais exceto Green. Duplique esse canal e ative-o, escondendo todos os outros. Selecione a camada duplicada usando a Rectangle Marquee [M], copie-a e cole-a na paleta Layers.



Aplique o canal verde

Ponha essa nova camada no alto da pilha da paleta Layers, chamando-a de “Green Channel”. Aplique o modo Linear Burn com opacidade de 10%. Crie uma nova camada chamada “Wet Floor” e coloque-a no alto da pilha. Pressione [Ctrl/Cmd] + [Alt] + [Shift] + [E], mesclando todas as camadas. Em seguida, selecione o Rectangle Marquee [M] na barra de ferramentas à esquerda.



Filtro Plastic Wrap

Faça uma seleção através da imagem, do chão até os joelhos do modelo, e selecione Filter > Artistic > Plastic Wrap. Use Highlight Strenght de 16, Detail 13 e Smoothness 3. Aplique uma máscara a essa camada e, com um pincel suave a 30% de opacidade com preto, remova o efeito nos tênis e nas áreas escuras do fundo.



Efeitos molhados

Abra “2735882” , copie e cole em sua composição. Pressione [Ctrl/Cmd] + [I], invertendo a imagem; a seguir, escolha Image > Adjustments > Desaturate. Redimensione usando Edit > Transform > Scale e posicione ao lado do pé direito do modelo. Aplique o modo Screen e abra as opções de mesclagem nos estilos de camada. Puxe o deslizante preto de This Layer para o valor 20.



Camadas de água

Aplique uma máscara e integre os contornos com um pincel preto suave a 30% de opacidade. Abra “4295597”, copie e cole na composição.
Selecione Image > Adjustments > Desaturate e posicione essa nova camada de água sobre a camada anterior, aplicando o modo Lighten. Selecione Edit > Transform > Scale e aumente ligeiramente puxando o ponto de controle superior esquerdo.



Correção com máscaras de camada

Aplique uma máscara de camada a essa segunda camada de água. Apague delicadamente as bordas mais aparentes nas áreas escuras com um pincel preto suave a 30% de opacidade. Abra  “506139” , remova a saturação, faça uma seleção em torno dos respingos com o Rectangle Marquee [M], copie e cole em sua imagem. Selecione Image > Adjustment > Levels, aplicando Input Levels de 70, 1.00 e 255. Posicione sobre as camadas de água, aplicando a mesclagem Lighten.



Integração absoluta

Selecione Blending Options nas opções de Layer Style e, segurando [Alt], ajuste o deslizante preto This Layer para o valor de 0/255. Reduza a opacidade para 90%, aproxime o zoom e use um pincel preto suave a 30% nos contornos aparentes. Depois, redimensione com as opções de Edit > Transform > Scale.



Efeitos na bola

Abra “1139999” , copie e cole na imagem principal. Aplique o modo Screen, diminua a saturação, redimensione e rotacione com as ferramentas de Edit > Transform, posicionando como na figura abaixo. Use o Rectangle Marquee [M] para selecionar os respingos e a água, pegando a parte de baixo da bola. Aplique uma máscara e o mesmo valor para o deslizante preto de This Layer usado anteriormente.



Exposições manuais

Segure [Alt] e crie uma nova camada. Na caixa de diálogo New Layer, ajuste Mode para Overlay e ative Fill with Overlay-Neutral Color. Selecione um pincel suave com preto a 20% de opacidade e aplique a seu modelo e à linha do horizonte, para reforçar especificamente as áreas de sombra. Um pincel branco faz o oposto, destacando as luzes.



Corrija o foco

Estamos quase lá. Você perceberá que o cesto está pulando para o primeiro plano. Para corrigir, crie um nova camada no alto da pilha e pressione [Ctrl/Cmd] + [Shift] + [Alt] + [E], mesclando tudo. Com a nova camada ativa, segure [Ctrl/Cmd] e clique na camada original do modelo. Utilize a ferramenta Polygonal Lasso [L], segurando [Alt], para isolar o cesto.



Efeito  de luz

Escolha Select > Modify > Expand e aplique um valor de 5px. Depois selecione Filter > Blur > Gaussian Blur, aplicando um Radius de 3px. Crie uma nova camada preenchida com branco e coloque-a sob a camada mesclada. Adicione e ative uma máscara à camada mesclada, selecione um pincel preto suave a 20% de Opacity e Flow e pinte raios de luz da parte superior direita até a parte inferior esquerda, como na figura.



Efeitos de chuva
Os efeitos de chuva emprestam autenticidade à imagem. Não é preciso correr à internet em busca de imagens prontas, já que o Photoshop tem a capacidade de reproduzir esse efeito.
Veja como.


Passo 1:
Primeiro, crie uma nova camada preenchida com branco e selecione Filter > Noise > Add Noise. A seguir, aplique um Amount de 85, ajuste Distribution para Gaussian e por fim ative Monochromatic.



Passo 2:
Selecione Filter > Blur > Motion Blur e aplique um ângulo de 35º e distância de 80px. Aplique o modo Hard Light à camada.



Passo 3:
Selecione Image > Adjustments > Levels e aplique Input Levels de 140,1.40 e 235. Selecione Blending Options nas opções de Layer Style e, segurando [Alt], arraste o deslizante preto This Layer para o valor de 0/200.



Passo 4:
Reúna a camada da chuva e os raios de luz usando uma máscara de camada e um pincel suave com preto, opacidade 10% e fluxo 30%. Reduza o preenchimento e a opacidade da camada para 70% e explore os Levels.

Imagem final.



Baixe os arquivos usados neste tutorial aqui.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário