quarta-feira, 14 de março de 2012

Criar uma Pessoa Feita de Água no Photoshop

Neste tutorial, você vai aprender a criar uma figura feita de "água" usando uma foto como base. Só vamos precisar de alguns filtros e ajustes de mesclagem de camadas, além da própria imagem; você pode usar uma foto sua, ou baixar outra de algum banco de imagens como o SXC, Dreamstime ou nos recursos do deviantART, por exemplo.



Note que quanto maior a foto, melhor deve ser o resultado, já que o filtro Cromo pode deixar o rosto meio deformado em fotos pequenas, pelo que observei em alguns testes.

Além disso, você pode seguir até o final do efeito de água, ou continuar na parte mais avançada, com adição de elementos como imagens marinhas para complementar a arte. Fica por sua conta.

Vamos ao tutorial:

Primeiro, abra no Photoshop a imagem que será usada.



Converta a camada de fundo em camada editável com um duplo-clique, então use uma ferramenta de seleção ao seu gosto para selecionar a pessoa.


Siga ao menu Selecionar > Modificar > Difusão, e ajuste seu Raio para 2. Pressione Ctrl + Shift + I para inverter a seleção, clique em Delete. Você terá a pessoa isolada na camada.


Em uma camada logo abaixo da que está a pessoa, crie um preenchimento de degradê (Ferramenta Degradê, fica junto com o Balde de Tinta), com dois tons de azul.


Com a camada da pessoa selecionada, inverta suas cores com o atalho Ctrl + I.


Clique na paleta Canais, e enquanto segura Ctrl, clique sobre a miniatura do RGB, criando uma seleção. Então pressione Ctrl + J.


Volte a janela de Camadas, clicando na paleta
"Camadas". Desative a visibilidade da camada original com a pessoa, deixando só a que foi duplicada a partir da seleção nos canais. Ela deve ser parcialmente transparente, então o fundo será visível através dela.


Com esta camada selecionada, siga ao menu Filtro > Croqui > Cromo, ajustando o Detalhe para 0 e Suavidade para 10. Isso vai aumentar o efeito de água.


Mude o modo de mesclagem da camada para Luminosidade, e duplique a camada (pode usar o atalho Ctrl + J). Isso aumenta o brilho da imagem.


Você já tem o efeito básico, pode deixar assim ou seguir e levar seu efeito adiante.


Se quiser continuar, exclua as duas camadas duplicadas da imagem anterior, ficando apenas com aquela antes do filtro Cromo. Encontre algumas imagens de água ou use as seguintes (cole-as no documento).



Repita o procedimento anterior com as águas, ou seja: isole-a através de seleção, duplique, inverta, carregue a seleção a partir do canais, duplique e esconda as originais. A água fica transparente, então mude sua mesclagem para o modo Luminosidade.


Vá então duplicando as águas e ajustando-a ao rosto e corpo do modelo. Onde for preciso, distorça a água com a tranformação do tipo Deformar (menu Editar > Transformação > Deformar). Faça quantas vezes achar necessário, com ambas as imagens de água, e se quiser use outras.

Baixe a opacidade onde for preciso, ou use a Ferramenta Borracha para apagar outras partes. No caso do exemplo, foram apagadas partes do cabelo e corpo, além de bochechas, testa e pescoço.


Quando estiver satisfeito com o efeito, adicione outros elementos, como peixes, tubarões ou outras imagens aquáticas. É isso, confira o resultado final.


Nenhum comentário:

Postar um comentário